REFORMA SINDICAL

Fique de Olho!

Unicidade e contribuiío sindical em jogo

A Proposta de Emenda a Constituiío (PEC 71/95), de autoria do deputado Jovair Arantes (PTB/GO), está na Comissão de Constituiío e Justiça (CCJ) da Câmara. A proposta reformula a estrutura sindical e exclui o princípio da unicidade e a contribuiío sindical compulsória.

O relator, deputado Moreira Mendes (PPS/RO), apresenta parecer pela admissibilidade da proposta. Caso seja aprovada na CCJ, a matéria será analizada em comissão especial e depois deve ser votada em dois turnos no plenário da Casa.

Na atual conjuntura depois de tudo que os companheiros estão acompanhando com o advento da Portaria 186 e a pretensão e forma que o Executivo tenta encaminhar o PL da Contribuiío Negocial (sem acordo, numa total falta de consenso do movimento sindical e até mesmo entre as centrais sindicais, com excessão da CUT), estranhamente e de forma surpreendente entra em pauta esta PEC para ser votada na CCJ, sendo o 34º ítem da pauta da Reunião que acontecerá amanhã dia 20/08/2008 na CCJ da Câmara dos Deputados.

Outra indignaío, apesar do autor ser um dos “caciques” do governo sobre a legenda do PTB, (que hoje abriga inclusive até o ex-Presidente Collor, desonra e desrespeita os princípios do partido histórico como o PTB), que sempre teve como bandeira, contrária a “baderna sindical”, onde alguns mal informados e iludidos com a política externa (internacional da OIT e do FMI), interpretam como uma pseuda liberdade sindical.

O Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST, sempre atento a estes tipos de armardilhas e ameaças, que sempre permeiam no Congresso Nacional, já está se articulando e se mobilizando com relaío a esta matéria.

Fí“RUM SINDICAL DOS TRABALHADORES
JOSí‰ AUGUSTO DA SILVA FILHO