NOTíCIAS – Informativo FST Agenda do Congresso Nacional de 08 a 11/09/09

Cí‚MARA DOS DEPUTADOS

DIA 08 DE SETEMBRO (terça-feira)
09h:00 – Manifestaío de entidades sindicais e aposentados. Em frente ao Anexo II da Câmara. Defesa dos PLS 4.434/08 (que vincula o reajuste dos benefícios e aposentadorias ao salário mínimo); 01/07 (que reajuste o salário mínimo í s aposentadorias de faixas superiores); e 3.299/08 (que extingue o fator previdenciário).

11h:30 – Reunião de Líderes. Residência oficial da Presidência da Câmara.

14h:30 – Comissão de Seguridade Social e Família – Plenário 7. Anexo II. AUDIíŠNCIA PíšBLICA para debater “a grave situaío dos aposentados no Brasil, bem como várias propostas legislativas em tramitaío no Congresso Nacional que afetam esta classe”. Requerimento 308/09 dos Deputados Darcisio Perondi e Arnaldo Faria de Sá. Tema: Diretrizes de lutas pelos projetos de lei 4.434/08 (que vincula o reajuste dos benefícios e aposentadorias ao salário mínimo); 01/07 (que reajuste o salário mínimo í s aposentadorias de faixas superiores); e 3.299/08 (que extingue o fator previdenciário). Convidados: José Augusto Silva Filho, Coordenador Nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST; Warley Martins Gonçalves, Presidente da Confederaío Brasileira de Aposentados e Pensionistas – COBAP; Floriano Martins Sá Neto; Vice-presidente de estudos de assuntos de seguridade da Associaío Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal – ANFIP; José Calixto Ramos, Presidente da Nova Central dos Trabalhadores – NCST; Wagner Gomes, Presidente da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil – CTB.

14h:30 – Comissão Especial de Licença Maternidade. Plenário 3. Anexo II. AUDIíŠNCIA PíšBLICA: Convidados: Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire; presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos; presidente da Associaío Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – ANFIP, Jorge Cezar Costa.

14h:30 – Comissão de Constituiío, Justiça e Cidadania. Plenário 1. Anexo II

Requerimentos:

Req. 98/09, do dep. Jorginho Maluly, que requer sejam convidados Associaío Comercial; Clube de Diretores Lojistas; Administraío dos Shoppings Centers; Procon; Instituto de Defesa do Consumidor; e Promotoria de Defesa do Consumidor do DF, para prestarem esclarecimentos sobre impacto do PL 2.889/97, do dep. João Paulo (PT/PE), que proíbe cobrança de estacionamento nos parques privativos em estabelecimentos comerciais e de prestaío de serviços.

Req. 111/09, do dep. Flávio Dino, que requer audiência pública para debater PL 2636/2007, que trata da competência penal da Justiça do Trabalho.

Especial: PL 7.078/02, do Poder Executivo (MSC 653/2002), que consolida legislaío que dispõe sobre Planos de Benefícios e Custeio da Previdência Social e sobre organizaío da Seguridade Social. Relator dep. Colbert Martins. Parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste, com emenda, e do Substitutivo do Grupo de Trabalho de Consolidaío das Leis.

Tramitaío ordinária: PL 5140/2005, do dep. Marcelo Barbieri, que modifica CLT, para dispor sobre execuío trabalhista e aplicaío do princípio da desconsideraío da personalidade jurídica. Dispõe sobre a penhora “on line” nas execuções trabalhistas; alterando Decreto-Lei 5.452/1943. Apensados PL 5328/2005 e PL 870/2007. Relator dep. Zenaldo Coutinho. Parecer pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovaío deste e do PL 5328/2005, apensado, nos termos do Substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela rejeiío do PL 870/2007, apensado. Vista ao dep. Efraim Filho, em 07/05/2009. O dep. Luiz Couto apresentou voto em separado em 14/08/2009.

09 DE SETEMBRO (quarta-feira)
09h:00 – Comissão de Defesa do Consumidor. Auditório Freitas Nobre. Subsolo do Anexo IV. Seminário Código de Defesa do Consumidor: avaliaío e perspectivas em seus 19 anos de vigência.
10h:00 – Comissão de Trabalho, Administraío Pública e Serviço Público. Plenário 12. Anexo II.

Requerimentos:
Req. 269/09, da dep. Manuela D’ávila, que solicita audiência pública conjunta com as Comissões de Finanças e Tributaío e Comissão de Educaío e Cultura para debater o PL 5.798/09, que institui o Programa de Cultura do Trabalhador, cria o Vale-Cultura e dá outras providências.

Req. 271/09, do dep. Sr. Vicentinho, que requer audiência pública para discutir PLs 5.938/09, 5.939/09, 5.940/09 e 5.941/09, que compõem o marco legal da exploraío de petróleo na região do pré-sal.

Tramitaío ordinária:
PDL 862/08, do dep. Raul Jungmann, que susta a Instruío Normativa nº 1, de 30/9/2008, do Ministério do Trabalho e Emprego, que determina obrigatoriedade de recolhimento da contribuiío sindical de todos servidores públicos da administraío federal, estadual e municipal. Relator dep. Roberto Santiago. Parecer pela rejeiío. Vista conjunta aos Deputados Laerte Bessa e Thelma de Oliveira, em 26/08/2009.

PL 6.075/05, do dep. Vicentinho, que altera o art. 193 da CLT, para considerar como perigoso o trabalho na construío civil. Relator dep. Pedro Henry. Parecer pela rejeiío.

14h:30 – Comissão Mista de Orçamento. Plenário 2. Reunião ordinária.

*************************************************

SENADO FEDERAL

DIA 08 DE SETEMBRO (terça-feira)

10h:00 – Comissão de Assuntos Econômicos. Sala 19, Ala Alexandre Costa, Anexo II. AUDIíŠNCIA PíšBLICA sobre os quatro projetos que tratam da exploraío de petróleo na camada de pré-sal da costa do estado do Rio de Janeiro. Requerimento do senador Francisco Dornelles (PP/RJ). Convidados: João Carlos de Luca, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP; Murilo Marroquim, presidente da Devon Energy do Brasil e membro do Comitê de Exploraío e Produío do IBP; e Ivan Simões Filho, vice-presidente da British Petroleum do Brasil e membro do Comitê de Exploraío e Produío do IBP.

DIA 10 DE SETEMBRO (quinta-feira)
Comissão de Infraestrutura e Comissão de Assuntos Econômicos: debate sobre o novo marco regulatório do petróleo. Convidado: Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

José Augusto da Silva Filho
Coordenador Nacional do FST
www.fstsindical.com.br
augusto@cntc.com.br
(61) 3217-7102

Fí“RUM SINDICAL DOS TRABALHADORES – FST
Confederaío Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI; Confederaío Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC; Confederaío Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres – CNTTT; Confederaío Nacional das Profissões Liberais – CNPL; Conf. Nac. dos Trab. em Transp. Aquaviários e Aéreo, na Pesca e nos Portos – CONTTMAF; Confederaío Nacional dos Empregados em Empresas de Crédito – CONTEC; Confederaío Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG; Confederaío Nacional dos Trab. em Estabelecimentos de Ensino e Cultura – CNTEEC; Confederaío Nacional dos Trabalhadores Metalúrgícos – CNTM; Confederaío Nacional dos Trabalhadoares em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH; Confederaío Nacional dos Trabalhadores nas Industrias de Alimentaío e Afins – CNTA; Confederaío Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS; Confederaío dos Servidores Publicos do Brasil – CSPB; Confederaío Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis – COBRAPOL; NCST; CTB ; CSP – UGT – COBAP – CGTB.

“A UNICIDADE SINDICAL í‰ PRIMORDIAL PARA MANTER A FORí‡A DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE CLASSE”
“HISTORICAMENTE, A CRIAí‡íƒO DE ENTIDADES PARALELAS Sí“ SERVE PARA SATISFAZER DIVERGíŠNCIAS POLíTICAS E NUNCA PARA FORTALECER A UNICIDADE SINDICAL”