NOTíCIAS

Procurador Geral da República – Parecer contrário ao fim da contribuiío sindical

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, se manifestou contra a suspensão da obrigatoriedade da cobrança da contribuiío sindical.

O parecer foi uma resposta ao Partido Popular Socialista (PPS), que insiste em sua tese de contestar a cobrança pelos sindicatos.

O deputado Augusto de Carvalho, do PPS (hoje Secretário de Saúde do Governo do Distrito Federal e ex-dirigente sindical), é autor de um Projeto de Lei para acabar com a contribuiío, mas o Procurador-Geral da República explica que a contribuiío sindical realiza o princípio da igualdade no âmbito do Direito Coletivo do Trabalho. Isso porque, quando o sindicato obtém vantagem negociada para os empregados de uma empresa, o benefício acaba sendo estendido a todos os trabalhadores.

“Portanto, teria caráter discriminatório a não-obrigatoriedade da contribuiío ou a sua restriío somente aos membros dos sindicatos, tendo em vista a amplitude dos beneficiados”.

Lembramos também que sua emenda apresentada sobre esta matéria, foi derrotada na Comissão de Trabalho no mês de dezembro por pressão de Diretores da CNTC e de nossos afiliados.

clique aqui para conhecer a íntegra do parecer: ————————————————————————————————–

PMDB Sindical e FST se reunirão com o novo presidente da Câmara

Núcleo peemedebista recentemente integrante do FST Nacional pretende acelerar processo de anulaío de projeto de terceirizaío de serviços. Para lideranças sindicais, esta é uma das bandeiras mais importantes do movimento dos trabalhadores.

Integrantes do PMDB Sindical e o FST devem se reunir nos próximos dias com o recém eleito presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer. O PMDB Sindical e o FST querem aproveitar a oportunidade para solicitar ao Presidente eleito í  votaío imediata da Mensagem Presidencial 389/2003, que pede a retirada do Projeto 4.320/98, de autoria do Poder Executivo.

“A retirada deste projeto da pauta de votaío é uma bandeira antiga do PMDB Sindical. í‰ um projeto nocivo para os interesses dos trabalhadores”, explica o presidente do PMDB Sindical, Wellington Santos (Maradona). Segundo ele, o projeto deforma totalmente as relações de trabalho e promove o trabalho temporário precário, vindo lucrar e beneficiar as empresas de prestaío de serviços a terceiros. “í‰ a pior maneira de se fazer terceirizaío. Não dá nenhuma garantia para o trabalhador”, avalia.

O pedido do PMDB Sindical será fortalecido com o apoio do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), que conseguiu as assinaturas de cinco lideranças da Câmara dos Deputados, para que a Mensagem Presidencial fosse incluída na pauta em regime de urgência e imediatamente votada.

Na gestão do ex-presidente Chinaglia, alguns líderes negociaram e impediram a votaío, mesmo ferindo o regimento interno da Câmara.

Fí“RUM SINDICAL DOS TRABALHADORES
SGAS SUL AV. W-5 Quadra 902 Bloco C – Brasília – DF
(61) 3217-7102
augusto@cntc.com.br
José Augusto da Silva Filho
Coordenador Nacional do FST
————————————————————————————————–