N O T í C I A S – 29 e 30 de setembro de 2008

FINANCIAMENTO DAS ENTIDADES SINDICAIS

Ministro do Trabalho Defende Repasse da Contribuiío Sindical

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, defendeu o pagamento do imposto sindical. Conforme ele, o pagamento do imposto é a forma do sindicato se sustentar. “E o sindicato é o único instrumento do trabalhador para garantir seus direitos”, salientou Lupi, que participou, na última sexta-feira (26), do Congresso Extraordinário da Força Sindical, em Campo Grande.

De acordo com parecer do Procurador-Geral da República, Antonio Fernando Souza, a lei que estabelece o repasse de 10% da contribuiío sindical í s centrais sindicais é inconstitucional. O Procurador recomendou ao STF (Supremo Tribunal Federal) a procedência parcial da Adin (Aío Direta de Inconstitucionalidade) proposta pelo DEM contra a legislaío, que deve garantir a transferência de pelo menos R$ 100 milhões aos sindicatos em 2008.

Ao lado do presidente nacional da Força Sindical, deputado federal “Paulinho da Força”, o ministro assegurou que vai cumprir a meta de criar 10 milhões de empregos até o fim do mandato de Lula, que termina em 2010. “Estamos próximos desse número”, afirma. Entretanto, Lupi não soube precisar quantas vagas já foram geradas até o momento. (Fonte: Campo Grande News). ————————————————————————————————–

Campo Grande (MS): Congresso da Força Sindical Elege Nova Direío

idelmaraguasweb.jpgO Congresso Estadual (Extraordinário) da Força Sindical Mato Grosso do Sul, realizado dia 26 de setembro de 2008 em Campo Grande, na sede do Sindicato dos Empregados do Comércio, renovou a direío estadual da central e elegeu, como presidente, o companheiro Idelmar da Mota Lima – Presidente da Federaío dos Empregados do Comércio do Estado.

Participaram do Congresso cerca de 120 delegados representando mais de 60 sindicatos filiados. No evento participaram o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o presidente nacional da Força Sindical, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o secretário de Relações Sindicais da central, Geraldino dos Santos Silva, o presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Cláudio Guimarães (Janta), deputados e representantes do Governo do Estado e da capital.

A Força Sindical do MS sai do processo do Congresso bastante reforçada, com a filiaío de mais de 20 sindicatos de trabalhadores os quais, somados aos atuais filiados, representam cerca de 270 mil trabalhadores sul-mato-grossenses, com destaque í  ampla filiaío de sindicatos do setor comerciário (8 sindicatos e a federaío estadual), do setor de movimentaío de mercadorias (todos os sindicatos e federaío estadual), além de servidores municipais e outras importantes categorias.

Na avaliaío de Paulinho, presidente nacional da Força Sindical, o Congresso do Mato Grosso do Sul é um exemplo que deve ser seguido por outras seções estaduais da central. “Os sindicalistas do Mato Grosso do Sul deram uma grande demonstraío de maturidade, pois de forma unitária e consensual abriram a central para novas filiações e transformaram-se na principal corrente sindical do Estado. Só para se ter uma idéia do novo papel que a central desempenhará, nossos sindicatos reúnem cerca de 10% da populaío sul-mato-grossense, o que lhe dará muita força para negociar com o patronato e governos locais”. Para o novo presidente estadual, Idelmar da Mota Lima, “a Força Sindical MS continuará crescendo, pois o Congresso democrático e unitário que realizamos será um enorme impulso e atraío para novas filiações, seja entre categorias do setor privado, como entre os sindicatos de trabalhadores do setor público”. —————————————————————————————————————-

Ministro Lupi e Paulinho da Força Prestigiam Posse de Idelmar na Força Sindical

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi e o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o “Paulinho da Força” chegaram í s 9h40, a Campo Grande para o Congresso Extraordinário da Força Sindical em Mato Grosso do Sul, que foi aberto í s 10 horas na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande.
O encontro, além de servir para discutir diversos assuntos de interesse dos trabalhadores, servirá também para a posse da nova diretoria da central no Estado, que será encabeçada pelo sindicalista Idelmar da Mota Lima, presidente da Federaío dos Trabalhadores no Comércio de MS.

Esse será o único compromisso do ministro em Campo Grande. Depois de almoçar com a nova diretoria da força e com demais sindicalistas do Estado, Carlos Lupi viaja para três cidades do interior para apoiar candidatos do PDT í  prefeitura. Primeiro ele vai para Paranaíba, reforçar a candidatura do vice-prefeito Zé Braquiária. Sua chegada ao município está prevista para as 13 horas. Duas horas depois ele deixa a cidade com destino a Dourados, onde participa de carreata pelas principais ruas da cidade depois í s 16horas. í€s 19 horas ele deixa Dourados e segue para Nova Andradina e só no dia seguinte (27) ele viaja para o Paraná.

DIREITOS

A principal meta do novo presidente da Força Sindical em Mato Grosso do Sul será lutar pela manutenío dos direitos dos trabalhadores, ameaçadas por inúmeros projetos e investidas principalmente do governo federal. A entidade vai apoiar também toda luta sindical em Mato Grosso do Sul para que os direitos dos trabalhadores não só sejam preservados como também ampliados.

“Nossa diretoria é composta por sindicalistas de fibra, que trazem no sangue a força e a vontade de lutar pelos direitos dos menos favorecidos”, comentou Idelmar. Ele explicou que a Força Sindical vai agregar trabalhadores de todos os ramos de atividade e deverá tornar-se um organismo forte de luta.

Idelmar enalteceu também o trabalho da central nacional e principalmente do presidente da entidade, o deputado federal “Paulinho da Força”, que não tem medido esforços inclusive como parlamentar, no Congresso Nacional, para melhorar as condições de vida e de trabalho dos empregados na indústria, comércio, serviços etc. (Fonte: clicknews – Campo Grande – MS).
————————————————————————————————–

JOSí‰ AUGUSTO DA SILVA FILHO
Fí“RUM SINDICAL DOS TRABALHADORES
Coordenador Nacional do FST
+ augusto@cntc.com.br
( Work Tel#: (61) 3217-7102
Fax#: (61) 3217-7122