Medo de perder emprego aumenta 5,4%, mostra pesquisa da CNI

O medo do brasileiro de perder o emprego aumentou 5,4% no mês de junho, na comparaío com março, atingindo o maior nível desde setembro de 1999. í‰ o que aponta a pesquisa índice de Medo do Desemprego (IMD), divulgada hoje (3) pela Confederaío Nacional da Indústria (CNI).

Na comparaío com junho do ano passado, o indicador registrou alta de 36,8%. Se o recorte for entre dezembro e março, o aumento ficou em 32,1%. De acordo com a CNI, os indicadores mostram que as expectativas da populaío em relaío ao mercado de trabalho “continuam se deteriorando”.

Outro estudo, o índice de Satisfaío com a Vida, mostra uma melhora de 1% na comparaío com março. A CNI, no entanto, considera a melhora “insuficiente” para reverter a tendência de queda que vem sendo verificada. Se comparado a junho de 2014,  o índice apresenta recuo de 7,3%.

“Os indicadores refletem o aprofundamento da crise, ou seja, uma maior dificuldade de conseguir emprego e inflaío alta”, afirmou o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre 18 e 21 de junho de 2015.

Fonte: Agência Brasil