Lula espera tomar posse como ministro na quinta-feira


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse esperar que o Supremo Tribunal Federal autorize, na quinta-feira sua posse como ministro da Casa Civil. Ele manifestou sua expectativa durante discurso neste sábado em Fortaleza.

Na pauta de julgamentos do Supremo para a semana não consta o recurso da Advocacia-Geral da União para que Lula seja efetivado no cargo de ministro da Casa Civil. Para que o julgamento seja na quinta, o processo precisa ser pautado pelo ministro Gilmar Mendes, relator dos mandados de segurança nos quais a posse foi suspensa.

Em 18 de março, Mendes, em decisão individual, suspendeu a posse de Lula, atendendo a um pedido liminar do PPS e do PSDB.

Durante discurso em Fortaleza, Lula disse nunca haver visto um clima de ódio como o atual e, sem citar nomes, o atribuiu a alguns setores da mídia.

O ex-presidente afirmou ainda que há dois anos é vítima de ataques nas investigações da Operaío Lava Jato sobre a compra de um apartamento no Guarujá (litoral paulista) e por benfeitorias em um sítio frequentado por sua família.

A visita de Lula í  capital cearense atraiu tanto a populaío da cidade como de outros municípios, que formaram caravanas para participar da manifestaío com bandeiras, estandartes e camisas estampavam o rosto do ex-presidente. Segundo a Secretaria da Segurança e Defesa Social do Ceará, cerca de 12 mil pessoas participaram do ato na Praça do Ferreira.

Fonte: Portal EBC