Justiça do Trabalho decide pró-desconto da contribuição sindical

Mais uma sentença judicial, em oposição à lei trabalhista de Temer, autoriza o desconto da contribuição sindical. A decisão, do último dia 14, é do juiz Carlos Frederico Florino Cordeiro, da 1ª  Vara do Trabalho de Chapecó, Santa Catarina.

Resultado de imagem para 1ª Vara do Trabalho de Chapecó, Santa Catarina.
Juiz Carlos Frederico Florino Cordeiro

O magistrado, ao atender pleito da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado, pontua “a evidente inconstitucionalidade da Lei 13.467/2017” e decide: “Determinar ao requerido que proceda ao desconto de um dia de trabalho de cada Servidor, independentemente de autorização prévia e expressa, bem como recolha em Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical, no prazo previsto pelo Artigo 583 da CLT”.

A decisão vem se somar a outras sentenças que determinam recolhimento do imposto. A Lei de Temer, segundo alega a Federação que impetrou a ação, “altera matéria tributária por meio de lei ordinária”, em desrespeito à norma constitucional “pela qual somente lei complementar poderia transformar um imposto compulsório em facultativo”.

Empresários – A Confederação Nacional do Turismo, patronal, moveu ação no Supremo contra a reforma trabalhista. Em petição ajuizada dia 15 de dezembro, a CNTur critica o fim da contribuição sindical obrigatória e pede urgente decisão liminar para derrubar esse ponto da norma.

Segundo alega, a entidade ficará sem o compulsório a partir de janeiro, o que vai gerar “graves e irreversíveis consequências econômicas”. Em sua petição, a CNTur argumenta: “O governo federal tenta, de forma indevida, tirar das entidades sindicais recursos que não lhe pertencem e foram a elas expressamente assegurados pela Constituição. É o mesmo que se admitir a possibilidade de ser editada lei ordinária retirando dos Estados capacidade de cobrarem o ICMS ou outra tornando o IPTU municipal facultativo”.

Fonte: Agência Sindical