Juntos por Todos

A contribuição sindical não é obrigatória, mas assegura os seus direitos

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC) lançou a campanha “JUNTOS POR TODOS – A contribuição sindical não é obrigatória, mas assegura os seus direitos”, nesta terça-feira (12) em Brasília (DF), com objetivo de conscientizar as categorias profissionais que representa sobre a importância da contribuição na defesa dos trabalhadores.

Com a reforma trabalhista, principalmente, as negociações coletivas estão ameaçadas. Para o presidente da CNTEEC, Oswaldo Augusto de Barros, “é hora de pensar na Contribuição Sindical”.

— Temos que esclarecer sobre a importância do sindicato na vida do trabalhador, sobre o trabalho das entidades sindicais nas negociações coletivas, sobre as conquistas obtidas em razão desse trabalho e da necessidade do financiamento desse trabalho pelo trabalhador, afirmou o presidente.

Essa afirmativa partiu da análise do forte revés sofrido pelas entidades em 2018. Sobre isso Barros ainda avaliou: “É verdade que nem sempre estamos de acordo com o trabalho apresentado pelo nosso sindicato, entretanto, é nos organizando que promovemos a alternância do poder e ao mesmo tempo vamos formando negociadores melhores, o que consequentemente será refletido na conquista de direitos sociais importantes para nossas vidas”.

Nisso, a postura de enfrentamento se faz mais do que necessária quando mencionamos o recente ataque do Ministro Paulo Guedes ao movimento sindical. Segundo o ministro, os sindicatos têm que perecer economicamente para que tenhamos uma maior quantidade de empregos, e os trabalhadores menos direitos.

“Não somos os responsáveis pelo desemprego no Brasil, ao contrário somos quem luta por melhoria das condições de trabalho, luta pela manutenção das cláusulas sociais e das cláusulas econômicas, luta nas negociações com os sindicatos patronais. Tudo que conquistamos, tem a anuência dos sindicatos patronais, que participam de todos os atos das negociações. As conquistas obtidas pelas entidades sindicais em favor dos trabalhadores não são uma imposição, mas sim fruto da negociação com o patrão”, assegurou Barros.

A campanha lançada em Brasília terá abrangência nacional, com ênfase na importância do papel das entidades sindicais na defesa dos direitos, nas conquistas sociais e econômicas, da classe trabalhadora.  O desenvolvimento será contínuo nas redes sociais, no site da entidade e na mobilização dos sindicatos que compõem as categorias. Sem limitar a participação das demais entidades trabalhistas que quiserem somar forças nessa luta.

A CNTEEC acredita que a campanha fortalecerá a luta pelos direitos trabalhistas, pela valorização profissional e por novas conquistas. Ao propagar a #JUNTOSPORTODOS a força dos trabalhadores será enaltecida em um dos momentos mais difíceis no Brasil.

Vamos à luta!

JUNTOS POR TODOS!