Instalada Comissão Especial sobre custeio da atividade sindical

20151001_113958

O Fórum Sindical dos Trabalhadores compareceu nesta quinta-feira (1º), no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, í  instalaío da Comissão Especial que apresentará proposta sobre o custeio da atividade sindical. Os representantes da classe trabalhadora lotaram a reunião, que ainda contou com a presença do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O deputado Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força, SD/SP) presidirá os trabalhos e como relator o deputado Adalberto Galvão, Bebeto (PSB-BA).

A estrutura sindical (Centrais, Confederações, Federações e Sindicatos) apoia a comissão de forma unânime. Com isso, o presidente da comissão reforçou a importância do movimento nas Audiências Públicas que debaterão o tema pelo país.

“O debate deve envolver o Brasil inteiro para construir um projeto de consenso. Vamos apensar os 12 projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e apresentaremos um novo com a contribuiío do movimento sindical ”, declarou Paulinho.

Para José Calixto Ramos, presidente Nacional da Nova Central, a contribuiío sindical é essencial para defesa dos trabalhadores. “O financiamento da atividade sindical é aprovado em assembleia e descontado de todos os trabalhadores (as) da base – filiados ou não –, que são beneficiados com os acordos firmados na Convenío Coletiva ou Acordo Coletivo de Trabalho. Ou seja, é legítimo que todos tenham que contribuir para manter a estrutura que luta pelos seus direitos e benefícios”, afirmou Calixto.

Segundo Bebeto, o debate buscará a transparência. “Os Sindicatos passaram a ser referência na luta pelos direitos. São entidades que existem para garantir direitos, democracia e liberdade. Vamos debater fontes permanentes de financiamento associadas í  transparência”, disse Bebeto.