A renda familiar menor levou maior número de pessoas a buscar emprego em julho, segundo avaliaío do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desemprego de 7,5% registrada em julho deste ano é a mais alta para o mês desde 2009. No mês passado, a populaío desocupada, que está procurando emprego, mas não consegue, chegou a 1,8 milhão de pessoas, 662 mil a mais do que em julho do ano passado, um aumento de 56%.
O crescimento da populaío desocupada está mais relacionado í pressão exercida por jovens com idade entre 18 e 24 anos, explica a pesquisadora Adriana Beringuy. Segundo Adriana, no ano passado, os jovens “tinham uma participaío importante na populaío não economicamente ativa, ou seja, [pessoas] que não estão trabalhando, nem tomando providência para conseguir trabalhoâ€. Agora, em 2015, essas pessoas passaram a procurar trabalho e a fazer parte da populaío desocupada, explicou Adriana.
De acordo com a pesquisadora, o movimento dessa faixa da populaío em busca de emprego pode estar associado í queda da renda dos trabalhadores do país. “A reduío da renda do trabalho pode trazer impacto na renda do domicílio como um todo. Se a renda do domicílio cai, começa a haver necessidade de as pessoas, que antes não faziam parte da composiío do rendimento [do domicílio], procurem trabalho para suprir a necessidade de manutenío do rendimento que vem diminuindo nos últimos mesesâ€, disse.
Fonte: Portal EBC