FST vai a Michel Temer reforçar pauta trabalhista

O Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), que congrega 20 Confederações, reuniu ontem (4) lideranças de várias categorias. O encontro definiu as linhas gerais de manifesto que será entregue ao vice-presidente Michel Temer, reafirmando as principais bandeiras do sindicalismo. “Vamos solicitar audiência para entregar o documento”, informa Artur Bueno, presidente da Confederaío dos Trabalhadores na Alimentaío (CNTA Afins).

Em conversa com a Agência Sindical, Artur adiantou alguns pontos do documento. “Vamos colocar a necessidade de se criar uma estrutura de arrecadaío mais eficiente para o INSS. A Previdência sofre com sonegaío e quem perde com isso é a União e, por consequência, os trabalhadores. Queremos que a Previdência cobre os sonegadores”, informa.

Agilidade – Para o sindicalista, a Previdência está com a estrutura engessada. “Precisa ser ágil e detalhista no fornecimento de dados sobre acidentes de trabalho. As informações são gerais. í‰ importante saber o que acontece dentro de cada empresa. Só assim é possível proteger a saúde do trabalhador de forma eficaz”, observa.

O secretário de mobilizaío do FST avalia que outro ponto importante é a questão da terceirizaío da mão de obra. “í‰ um tema que não pode avançar. Já existe precarizaío do trabalho com a legislaío que temos hoje. Seria mais retrocesso”, diz.

Ministério – O presidente da CNTA afirmou que também estará na pauta a volta do protagonismo do Ministério do Trabalho, que agora também é da Previdência Social. “A pasta precisa ter condições de cumprir seu papel de fiscalizaío e voltar a ter destaque nas relações entre capital e trabalho”, enfatiza Artur.

Outro ponto debatido na reunião foi o fortalecimento do Fórum em todo o País. “Vamos voltar nosso olhar para os Estados e fortalecer o elo entre as Confederações e entidades de base”, completa.

Fonte: Agência Sindical