FST se fortalece para enfrentar ataques aos direitos trabalhistas

20150512_115225

As confederações que compõem o Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) se reuniram nesta terça-feira (12) para debater as últimas ações do movimento no Congresso Nacional.

20150512_115115

As Medidas Provisórias 664 e 665/14, a votaío do projeto da terceirizaío no Senado Federal e o diálogo com a Organizaío Internacional do Trabalho (OIT) estiveram em pauta, com destaque para audiência pública que acontece nesta quinta-feira (14), no Senado, para debater a terceirizaío.

As entidades presentes reafirmaram a desaprovaío aos desmandos do governo. “ Somos favoráveis a legalizaío de uma situaío que ampare os terceirizados (serviços de vigilância, restaurante, limpeza, área de serviço em geral). E essa linha de trabalho que vamos defender no Senado”, disse Artur Bueno, presidente da Confederaío dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentaío e Afins (CNTA).

Muitos foram os depoimentos contrários, como o vice-presidente da Confederaío Nacional dos Trabalhadores na Saúde, João Rodrigues. “ As atividades incluindo a saúde do povo, da humanidade, não podem se terceirizadas. Tanto a atividade-meio e fim são fundamentais para prestaío do serviço médico. Nosso setor é muito delicado para terceirizar”, afirmou.

“Temos que convencer os governantes, exercer o nosso poder de convencimento, e mostrar que do jeito que está, é acabar com a nossa força de trabalho. Olha o perigo que isso representa! ”, enfatizou Oswaldo Augusto de Barros, da Confederaío Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educaío e Cultura (CNTEEC).

Como decisão do encontro, Lourenço Ferreira do Prado, coordenador nacional do FST, direcionou os trabalhos para formulaío de um texto conciso e claro que será levado ao Senado para que se possa entender a gravidade da terceirizaío.

Os sindicalistas apostam na Casa para diminuir o descaso do governo com os trabalhadores. Inclusive, nesta quinta-feira (14) o FST participa da audiência pública, sob o tema “Terceirizaío: A revogaío da lei íurea e trabalho escravo”, í s 9h, no auditório Petrônio Portella. O evento acontece a pedido do Fórum e do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait).