FST recebe Secretário de Relações do Trabalho

A reunião ordinária mensal do Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST– realizada nestaIMG_8066 quarta-feira (10), na sede da Confederaío Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, em Brasília, contou com a presença do Secretário de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Lacerda.

Lacerda, que foi recebido com ânimo pelos dirigentes confederativos, demonstrou total abertura de diálogo e empenho nas lutas das Confederações. “Sou homem de Confederaío. E o tempo que eu passar na Secretaria será dedicado í s Confederações. Temos várias questões para discutir, como a situaío dos aposentados”, disse.

Em consenso, os presidentes consideraram positiva a postura de Carlos Lacerda. “Tê-lo como secretário será fundamental para melhorar as condições de trabalho e a marcha dos processos no MTE”, disse o presidente da Confederaío Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentaío e Afins (CNTA Afins), Artur Bueno de Camargo.

A contribuiío sindical (a emissão de boletos sem valor), portarias infringidas, dentre outras competências do MTE, foram questionadas ao Secretário, que se dispôs a conversar e encontrar soluções para os assuntos. E como parte disso já agendou para esta quinta-feira (11) uma reunião com o jurídico e o coordenador do FST, Lourenço Prado – presidente da CONTEC e Secretário Internacional da UGT. Lacerda ainda se comprometeu a realizar outras reuniões com a presença dos técnicos do ministério. “O ministério está sucateado. E essa conversa com o movimento sindical pode nos ajudar a melhorar a situaío dos trabalhadores desse país”.

REESTRUTURAí‡íƒO DO FST

Ainda na pauta do dia, os dirigentes sindicais discutiram a reestruturaío e o congresso para o fortalecimento da entidade, previsto para acontecer nos dias 29 e 30 de novembro. A proposta da nova estrutura apresentada pelo presidente da Confederaío Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentaío e Afins (CNTA Afins), Artur Bueno de Camargo, ainda será debatida nas próximas reuniões.

Fotos: Raul Lênnon / Ascom CNTC