FST realiza reunião preparatória para Encontro na Região Sul

O Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) realizou nesta segunda-feira (24), na sede da FETICOMSC, em Florianópolis, reunião preparatória para o II Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Região Sul, que acontece no dia 02 de outubro, das 9h í s 15h, em Foz do Iguaçu, no Hotel Carimã.

Na ocasião, entidades sindicais dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul discutiram os primeiros detalhes do encontro, que tem como objetivo principal fortalecer a luta a favor da sustentabilidade sindical. Dentro disso, serão levantados outros temas como o apoio í  denúncia da Organizaío Internacional do Trabalho (OIT) – contra o governo brasileiro, pelo cancelamento ou alteraío do Precedente Normativo (PN) nº 119, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); fortalecimento dos acordos e convenções coletivas de trabalho; garantia de direitos sociais; não í  terceirizaío na atividade fim e moralizaío ética na política.

“Decorridos 12 anos, desde o I Fórum Sindical do Sul, se faz necessário a realizaío deste evento para combatermos os ataques contra o movimento sindical em prejuízo dos trabalhadores que se veem pressionados pela aío de alguns procuradores do trabalho. Essa bagunça tem representado decisões dispares do Ministério do Trabalho e embora termos assegurado a unicidade sindical e a sustentaío financeira, na Constituiío da República Federativa, cada vez mais as entidades têm enfrentado dificuldades. E de forma permanente a Secretária do Trabalho vem executando atos ilegais contra os trabalhadores. Por isso, precisamos assumir nosso protagonismo e nos organizamos para lutar”, convocou Lourenço prado, coordenador nacional do FST.

“Esperamos aumentar a mobilizaío nacional contra essas questões, iniciando pelo Sul, para gerar uma preocupaío de todos os dirigentes sindicais e trabalhadores pela sustentabilidade das entidades de classe”, afirmou o secretário-coordenador da CFT-PR, Epitácio Antonio dos Santos.

A próxima reunião da Comissão Organizadora– composta pelos seguintes membros:  Lourenço Prado, coordenador nacional do FST, Geraldo Ramthun, FETRACONSPAR, Altamiro Perdoná, FETICOM/SC, Aroldo Garcia, FETICOM/RS, Izaias Otaviano, FST Santa Catarina – será nesta sexta-feira (28), í s 10 h, na sede da FETICOM/RS, na rua Gaspar Martins, nº 451- Bairro Floresta em Porto Alegre (RS).

MEMí“RIA: I Encontro da Região Sul reuniu mais de mil dirigentes sindicais

Em 2003, o FST reuniu mais de mil dirigentes sindicais da Região Sul, em Foz do Iguaçu, na realizaío do primeiro Encontro Sindical. No evento foi assinado um documento pela unicidade e desenvolvimento econômico das entidades. De acordo com o manifesto, “a unicidade sindical é um sistema que fortalece a liberdade e a autonomia da organizaío dos trabalhadores e dos empregadores. Sua manutenío é a condiío fundamental para a preservaío dos direitos e das relações de trabalho harmônicas que possibilitam o crescimento econômico do país”.

“O Fórum Sindical Sul é a consolidaío da unidade das entidades sindicais dos trabalhadores e empregadores na defesa dos direitos fundamentais do trabalho e do desenvolvimento econômico independente, onde o crescimento tenha como pressuposto a soberania nacional, promovendo a geraío de empregos na cidade e no campo, a distribuiío de renda nacional e a inclusão social”, consta no documento assinado por mais de mil dirigentes sindicais, de cerca de 500 entidades das mais diversas categorias de trabalhadores do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

feticomsc