FST participa de reunião sobre as MPs 664 e 665 no Senado

FST_02_curva

Nesta segunda-feira (25), o Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), representando as 18 confederações que o compõe, participou de reunião no Senado Federal com o senador Paulo Paim (PT- RS) para debater as Medidas Provisórias 664 e 665 (do ajuste fiscal).O coordenador nacional do FST, Lourenço Ferreira do Prado, que também falou em nome da União Geral dos Trabalhadores (UGT), fez uma análise das votações das medidas. Após longo debate sobre o tema foi mantida a posiío anteriormente adotada pelo movimento sindical de rejeiío das MPs 664 e 665.

Segundo os representantes dos trabalhadores, mesmo que se leve em consideraío a emenda í  MP 664, que contempla a reduío do Fator Previdenciário = com a introduío da fórmula 85/95, que soma a idade ao tempo de trabalho, como alternativa para aposentadoria= não há cenário favorável para esta aprovaío.

“Não há garantia que a presidente Dilma Rousseff não vetaria, e se vetasse, não teria segurança de que se conseguiria rejeitar o veto, pela atual composiío do Congresso Nacional. Evidentemente, o fator 85/95 é muito importante, mas o custo para os trabalhadores seria muito elevado”, afirmou Lourenço Prado.

Também houve avaliaío da MP 668, que eleva as alíquotas de contribuiío ao PIS/Pasep e da Contribuiío para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na importaío de bens, votada antes das MPs do ajuste. Vale ressaltar que as MPs 664, 665 e 668 podem cair por decurso de prazo, que expirará em 01 de junho (segunda-feira).

O PL 4330 da terceirizaío, que tramita no Senado como PLC 30/2015, também esteve na pauta do dia. O senador Paulo Paim e sindicalistas, mais uma vez, reafirmaram posiío contrária í  precarizaío do trabalho.

Compareceram ainda í  reunião representantes das seguintes centrais e confederações: UGT, CNTI, CONTEC, COBAP, CSPB, CONTRATUH, SINAIT Força Sindical, Nova Central, CTB, CUT, CSP Conlutas, CGTB e CSB.