FST participa de debate sobre Contribuiío Sindical (PEC 36/2013)

O Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) participou nesta terça-feira (03), na sede da Confederaío dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), de debate sobre a Proposta de Emenda í  Constituiío (PEC) 36/2013. A PEC tem como objetivo, alterar o artigo 8º da Constituiío da República, para extinguir a Contribuiío Sindical, que seria substituída por Contribuiío Espontânea.

O senador José Medeiros (PPS-MT), relator da matéria, esteve presente ao encontro e afirmou aos dirigentes das confederações, de entidades filiadas, de entidades do setor privado, que seguirá cumprindo o acordo firmado com as entidades sindicais de não colocar a PEC 36/2013 para ser votada na Casa Legislativa, sem antes submeter a proposta para análise nas comissões do Senado Federal.

Receptivo em atender aos anseios dos sindicalistas, o senador se comprometeu a buscar a melhor soluío em favor da classe trabalhadora, aceitando, inclusive, sugestões para um desfecho positivo do assunto. “Podemos partir para o encaminhamento de como fazer isso. Sugiro que formatem as alterações desejadas í  proposta. Vamos prosseguir nosso diálogo e fazer isso juntos. Tranquilizem os sindicatos de base. Estamos í  disposiío e, se acharem necessário, podemos realizar novas audiências sobre o assunto” , destacou Medeiros.

A Proposta gera, sem dúvida, preocupaío no meio sindical tendo em vista que a proposiío causará notável enfraquecimento das entidades sindicais e ataque frontal aos direitos dos trabalhadores. Em resumo, os sindicalistas propuseram dialogar com o autor da proposta e realizar articulações políticas para suprimir a PEC da comissão em que tramita. O texto que propõe o fim da Contribuiío Sindical precisa ser rejeitado.