FST define estratégias para 2009

A Coordenaío Nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores realiza no próximo dia 13 a primeira reunião de 2009 quando os dirigentes das confederações e centrais que o integram irão discutir temas relevantes e definir estratégias de atuaío para este ano. Na pauta está incluída a discussão do texto que será enviado ao Comitê Sindical da OIT, denunciando o governo por ingerência e intervenío do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério Público do Trabalho no movimento sindical brasileiro. Os advogados das entidades irão elaborar o documento e agendar audiências com o Procurador Geral e Corregedor do Ministério Público do Trabalho e denunciar as perseguições que acontecem por todo o Brasil sobre os sindicatos de trabalhadores, com os respectivos Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta – TAC.

Em relaío ao planejamento estratégico para 2009, as entidades devem desenvolver e organizar manifestações e grande marcha contra as práticas anti-sindicais; agendar reuniões e encontros em todos os Estados do Brasil visando estruturar, organizar e posteriormente realizar o Congresso Nacional Unificado da Classe Trabalhadora, previsto para este ano; colocar em prática e viabilizar propostas pendentes aprovadas nos fóruns regionais e nacional do FST (Carta de Brasília) durante 2008; definir as contribuições financeiras junto í s entidades que integram o FST Nacional, para as que ainda não contribuem; discutir e aprovar a contrataío de um assessor parlamentar exclusivo e um jornalista para o FST Nacional; e definir data junto ao Conselho Fiscal, para aprovaío do balanço financeiro e da prestaío de contas – ano base 2008.

Também faz parte das estratégias continuarem lutando por um parecer favorável e aprovaío do PDC 857/08, do deputado Nelson Marquezelli, que susta os efeitos da Portaria 186/08, com atuaío junto ao relator, deputado Roberto Santiago. O FST convidou o presidente do Núcleo Sindical Nacional do PMDB, o companheiro Washington Aparecido dos Santos (Maradona), para participar da reunião e falar sobre a entidade que preside e do interesse em colaborar nos trabalhos e nas ações do Fórum, propondo para aprovaío junto aos presentes, a filiaío deste Núcleo junto ao FST . Fonte: site do FST