FST define agenda de ações sindicais e parlamentares

O Fórum Sindical dos Trabalhadores reuniu quinta-feira (5), em Brasília, representantes de Confederações filiadas, com o objetivo de debater os próximos passos para viabilizar o PL 5.552, que trata da reforma sindical e regulamenta o Artigo 8ª da Constituição.

A entidade lançou recentemente campanha junto às categorias, a fim de levar para as bases a discussão sobre o conteúdo do projeto de lei.

A proposta, apresentada pelo deputado Lincoln Portela (PL-MG), visa regulamentar o Artigo 8º da Constituição, que assegura a estrutura sindical, mantém a unicidade e também a representação por categoria profissional.

Sindicalistas de diferentes setores analisaram as condições reais do projeto na atual conjuntura parlamentar. Oswaldo Augusto de Barros, coordenador do FST e presidente da CNTEEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura), avalia que houve avanços.


Dirigentes de Confederações filiadas ao Fórum debatem viabilização do PL 5.552

 

Acompanhado de dirigentes de várias entidades e de assessores, o professor Oswaldo esteve quarta (4) na Câmara dos Deputados, para encontro com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Os contatos incluíram o autor do PL 5.552 e também o deputado Marcelo Ramos (PL-AM), autor da PEC 196 (Proposta de Emenda Constitucional) que altera a estrutura sindical e a representação por categoria profissional.
Outros parlamentares e líderes partidários também foram contatados. “A audiência com Rodrigo Maia e demais parlamentares foi muito produtiva. Tenho certeza que nosso Projeto ganhou mais força e densidade”, afirma o dirigente.
No encontro desta quinta, os dirigentes do FST também definiram calendário de reuniões com entidades de classe, setores do patronato e lideranças partidárias.

Fonte; Agência Sindical