FST debate ações para o segundo semestre   

DSC03271

O Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) realizou nesta terça-feira (14), na sede da Confederaío Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV), reunião ordinária para discutir a seguinte pauta: Terceirizaío (PLS 300/2015, de autoria do senador Marcelo Crivella/PRB-RJ); Campanhas salariais no segundo semestre de 2015; e FST nos estados, com ênfase para o Encontro dos Trabalhadores da Região Sul.

Além da presença dos dirigentes sindicais da CNTV, CNTI, CONTEC, CONTTMAF, a reunião contou com a participaío do secretário-coordenador da Coordenaío Federativa dos Trabalhadores do Paraná (CFT), Epitácio Antônio dos Santos, que veio, principalmente, para acertar os detalhes do encontro na sua região.

O desacordo com os desmandos do governo norteou as discussões. O presidente da CNTV, José Boaventura Santos, já abriu o debate com repúdio ao despacho do Secretário das Relações de Trabalho, Manoel Messias Nascimento, publicado hoje no Diário Oficial da União – nº132, que fere a unicidade sindical na área de segurança e vigilância. A confederaío, inclusive, tomará medidas administrativas e judiciais. E o FST emitirá uma Nota de Repúdio contra mais esse abuso.

“Precisamos bater de frente com o Ministério do Trabalho e Emprego, e em especial, com o Secretário Manoel Messias. O MTE precisa trabalhar em favor da classe trabalhadora e não contra”, enfatizou Lourenço Prado, coordenador nacional do FST.

Terceirizaío  

Com a retomada da pauta, a terceirizaío foi debatida. E mais uma vez, os dirigentes sindicais mostraram desaprovaío ao PL 4.330/04 e ao PLS 300/2015, do senador Marcelo Crivella.  “O texto é praticamente o mesmo, só abrandou os pontos mais críticos. Precisamos de algo mais satisfatório”, disse Epitácio dos Santos, da CFT.

“Vamos esperar o resultado das audiências públicas realizadas pela Comissão de Direitos Humanos, presididas pelo senador Paulo Paim (PT-RS), nos estados. Espero que ele apresente um bom texto”, ponderou Lourenço Prado, coordenador nacional do FST.

Campanhas Salariais

As campanhas do segundo semestre serão acompanhadas pelo FST, que emitirá um boletim eletrônico com o detalhamento das atividades pelo país. “Vale ressaltar que esse acompanhamento é importante, pois as categorias estão interligadas: por exemplo, os bancários estão ligados aos vigilantes, e assim segue”, exemplificou Prado.

FST nos estados – Encontro dos Trabalhadores da Região Sul

Dentro do fortalecimento do Fórum nos estados, o encontro na Região Sul ficou agendado para o dia 11 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Para isto, as federações dos trabalhadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul mobilizarão os trabalhadores.

A próxima reunião do FST acontece dia 11 de agosto.

Foto: Imprensa CNTV

 

 

Â