Fórum de desenvolvimento tem primeira reunião

O Fórum Nacional do Desenvolvimento Produtivo tem nesta terça (4) sua primeira reunião de trabalho. O novo órgão, inspirado nas Câmaras Setoriais que funcionaram em governos anteriores, reúne representantes das Centrais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB e Nova Central, além de membros do governo e dos setores produtivos.

Na sexta (30), as Centrais estiveram reunidas na sede do Dieese, em São Paulo, para formular propostas que serão apresentado na reunião, com os temas emergenciais a serem discutidos pelo grupo. O Fórum tem por objetivo avaliar os problemas do setor produtivo e propor soluções para a retomada do crescimento econômico e a geraío de empregos.

Alvaro Egea, secretário-geral da CSB, disse í  Agência Sindical que o colegiado representa uma abertura de diálogo com o governo. “Essa é uma agenda de curto prazo e emergencial que visa reaquecer a economia. Tudo será discutido de forma consensual entre as três partes que integram o Fórum. Nossa expectativa é que os debates sejam levados a sério e os compromissos assumidos não sejam desfeitos ao chegarem no Congresso”, comenta.

As prioridades í s quais Alvaro se refere são medidas que regulamentem os acordos de leniência com empresas envolvidas em escândalos e destravem os investimentos em infraestrutura, com destaque para a indústria pesada e naval, que empregam grande número de trabalhadores. “Nós vamos separar grupos específicos para trabalhar com cada tema, com o propósito de definir as ações que devem ser encaminhadas”.

Fonte: Agência Sindical