O terceiro encontro de comunicaío da Fecosul, realizado nesta quarta-feira, 25/09, reuniu jornalistas, dirigentes e funcionários de sindicatos filiados e da CTB/RS para discutir a importância da comunicaío dentro das entidades. Â O encontro foi uma troca de experiências e tratou como melhorar o compartilhamento da comunicaío entre sindicatos e a Fecosul, e como os sindicatos podem usar a Fecosul como fonte de informaío.
Os participantes expuseram como cada sindicato cuida da sua comunicaío, quais os meios que usa e as dificuldades que enfrenta. Entre as dificuldades enfrentadas, e percebidas no movimento sindical, está a falta de compreensão dos dirigentes em dar a importância necessária para a comunicaío nas entidades. Seja na comunicaío com a base, com a sociedade, com os demais seguimentos sindicais, dos sindicatos com a Federaío ou na comunicaío interna das entidades.
Para Adriano Schrí¶er, assessor do Sindicomerciários Ijuí, a iniciativa da Fecosul foi importante porque demonstrou que ainda é preciso avançar muito em termos de comunicaío dentro dos sindicatos. “As formas de comunicaío avançam muito rapidamente e os sindicatos ainda estão usando meios “primitivos†para atingir a base e a sociedade, outros nem fazem comunicaío, e isso passa pela compreensão dos dirigentesâ€, avalia o assessor.
A assessora da Fecosul, Márcia Carvalho, também entende que a comunicaío é uma decisão política das direções dos sindicatos. “As direções precisam ter a compreensão de que a comunicaío é importante tanto quanto a decisão de uma convenío coletiva, que é uma disputa de ideia que se trava do trabalhador com a empresa. O trabalhador só tem a versão dos fatos que o patrão lhe oferece, que a mesma que a grande imprensa passa todos os dias nos jornais, no rádio e na televisão. Os materiais dos sindicatos precisam fazer o contraponto e mostrar que é possível conseguir melhores condições de trabalho, melhores salários, e que os trabalhadores têm direitos que precisam ser cumpridos. Esse é o dever dos sindicatos informar os trabalhadoresâ€, exemplifica Márcia.
Márcia completa dizendo ainda que podem ser usados todos os meios possíveis como jornal, panfletos, rádio, redes sociais (sites, facebook, twitter, outros), televisão, entre outros. E que comunicaío não pode ser vista como um gasto para o Sindicato, mas sim como um investimento na informaío do trabalhador.