Encontro na Fecosul debate importância da comunicaío para os sindicatos

O terceiro encontro de comunicaío da Fecosul, realizado nesta quarta-feira, 25/09, reuniu jornalistas, dirigentes e funcionários de sindicatos filiados e da CTB/RS para discutir a importância da comunicaío dentro das entidades.  O encontro foi uma troca de experiências e tratou como melhorar o compartilhamento da comunicaío entre sindicatos e a Fecosul, e como os sindicatos podem usar a Fecosul como fonte de informaío.

Os participantes expuseram como cada sindicato cuida da sua comunicaío, quais os meios que usa e as dificuldades que enfrenta. Entre as dificuldades enfrentadas, e percebidas no movimento sindical, está a falta de compreensão dos dirigentes em dar a importância necessária para a comunicaío nas entidades. Seja na comunicaío com a base, com a sociedade, com os demais seguimentos sindicais, dos sindicatos com a Federaío ou na comunicaío interna das entidades.

Para Adriano Schrí¶er, assessor do Sindicomerciários Ijuí, a iniciativa da Fecosul foi importante porque demonstrou que ainda é preciso avançar muito em termos de comunicaío dentro dos sindicatos. “As formas de comunicaío avançam muito rapidamente e os sindicatos ainda estão usando meios “primitivos” para atingir a base e a sociedade, outros nem fazem comunicaío, e isso passa pela compreensão dos dirigentes”, avalia o assessor.

A assessora da Fecosul, Márcia Carvalho, também entende que a comunicaío é uma decisão política das direções dos sindicatos. “As direções precisam ter a compreensão de que a comunicaío é importante tanto quanto a decisão de uma convenío coletiva, que é uma disputa de ideia que se trava do trabalhador com a empresa. O trabalhador só tem a versão dos fatos que o patrão lhe oferece, que a mesma que a grande imprensa passa todos os dias nos jornais, no rádio e na televisão. Os materiais dos sindicatos precisam fazer o contraponto e mostrar que é possível conseguir melhores condições de trabalho, melhores salários, e que os trabalhadores têm direitos que precisam ser cumpridos. Esse é o dever dos sindicatos informar os trabalhadores”, exemplifica Márcia.

Márcia completa dizendo ainda que podem ser usados todos os meios possíveis como jornal, panfletos, rádio, redes sociais (sites, facebook, twitter, outros), televisão, entre outros. E que comunicaío não pode ser vista como um gasto para o Sindicato, mas sim como um investimento na informaío do trabalhador.