Eleita nova coordenaío do FST-RJ

FST-RJ TEM NOVA COORDENAí‡íƒO

O Fórum Sindical dos Trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro – FST-RJ, realizou sua reunião no dia 09/02/2008 no auditório da Sub-sede da CNTC no Rio, com a presença de 52 (cinqí¼enta e dois) membros participantes, dirigentes sindicais representantes de Confederações e de Federações de Trabalhadores de diversas categorias e de Centrais Sindicais Estaduais que compõem o FST-RJ, para discutirem a escolha e nomeaío da nova Coordenaío do FST-RJ naquele Estado.
A mesa teve a seguinte composiío no início dos trabalhos: JOSí‰ AUGUSTO DA SILVA. FILHO – Coordenador Nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores; DEUZí‰LIO RAMOS DE OLIVEIRA – Presidente da Federaío dos Trabalhadores na Indústria de Alimentaío no Estado do RJ; JOSí‰ BAHIANO – Presidente da UGT/RJ; LUIZ Sí‰RGIO DA ROSA LOPES – Presidente Nacional do CSP; CASCAVEL – Presidente FESEP/RJ; DAL FRA – Presidente da Federaío dos Metalúrgicos RJ; SEBASTIíƒO JOSí‰ DA SILVA – Presidente da NCST/RJ; MARIA BíRBARA DA COSTA – Presidente da FEESS/RJ e FERNANDO BANDEIRA – Presidente da FEVIG/RJ.
Após discussão, foi aprovada por unanimidade a seguinte composiío, pelos dirigentes sindicais presentes, para a nova coordenaío regional do Fórum Sindical dos Trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro:

DEUZí‰LIO RAMOS DE OLIVEIRA – Coordenador (Alimentaío)
FERNANDO BANDEIRA NETO – 2º Coordenador (Vigilantes)
MARIA BíRBARA DA COSTA – Coordenadora de Finanças (Saúde)

Após a nomeaío desta nova coordenaío, o atual Coordenador encaminhou as seguintes propostas: Agendamento da próxima reunião; elaboraío das reuniões mensais; ajuda e forma de custeio para o FST-RJ, participaío nas reuniões ordinárias do FST Nacional quando convocados; elaboraío de atribuições e responsabilidades para os Coordenadores, realizaío de reuniões de forma itinerantes (revezar nas Federações), calendário de atividades e atualizar os endereços e e-mails das entidades integrantes do FST-RJ.

O Coordenador Nacional do FST José Augusto da Silva Filho conforme estava previsto na pauta desta reunião, fez uma análise aos presentes sobre alguns riscos de artigos do Projeto de Lei 4.430/2008 dos Deputados Federais Tarcísio Zimmermann (PT-RS) e Eudes Xavier (PT-CE), que representa para a organizaío sindical, principalmente a sua forma de custeio. Após a apresentaío dessa análise pelo Coordenador Nacional, houve os comentários e debates com os integrantes da mesa e com os participantes do plenário. Este projeto estabelece uma nova regulaío para toda a organizaío sindical. O FST está atento quanto a sua tramitaío, juntamente com as demais entidades sindicais que compõem o Fórum.
Oportunamente durante a exposiío do Coordenador Nacional, informou aos presentes sobre os seguintes assuntos:

A) Breve retrospectiva sobre a Luta em Defesa da Unicidade Sindical, dos Direitos Trabalhistas, da Contribuiío Sindical e da organizaío sindical por categoria profissional e não apenas por ramo de atividade econômica;
B) Explanaío dos fatos atuais: Sindical, Governamental e das perspectivas das entidades sindicais com relaío í  atual composiío das mesas diretoras no Congresso Nacional;
C) A provocaío e ousadia do MTE/SRT com relaío í  questão conceitual de vínculo e filiaío e o prejuízo que representa para o recolhimento das contribuições sindicais para as entidades sindicais
D) Articulaío político-sindical, comprometimento das entidades com relaío í  pauta e estratégias do FST Nacional para o ano de 2009 dentro do Congresso Nacional;
E) Comissão Especial que será composta por 07 parlamentares, que irão trabalhar artigos das da Constituiío Federal que ainda não foram regulamentados. Atenío Especial aos Artigos 7º e 8º da CF.