Dados IPEA – “Desenvolvimento e Experiências Internacionais Comparadas”

Riqueza média do brasileiro aumenta pouco mais de um terço em 30 anos

Entre 1975 e 2004, o PIB per capita cresceu dez vezes na China; três na índia e quase dobrou nos EUA, Espanha, Finlândia e Alemanha

Em um grupo de dez países analisados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) – vinculado ao Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República –, o Brasil só supera ífrica do Sul e Argentina em crescimento econômico de 1975 a 2005.

Nosso PIB per capita cresceu 35,6%, nesses 30 anos, e perdeu para o crescimento de China (896%), índia (174,3%), Finlândia (88,5%), EUA (88,2%), Espanha (85,3%), Alemanha (79,8%) e México (49%).

Apesar do fraco crescimento, o país triplicou o consumo de energia elétrica. Já a China foi mais eficiente: cresceu quase dez vezes, mas aumentou o consumo de energia oito vezes. A Finlândia com PIB quase dobrado passou a consumir três vezes mais energia.

No quesito investimento na formaío de capital fixo entre 1995 e 2004, a Rússia também entrou no grupo em análise, e o Brasil caiu para a nona posiío, superando novamente apenas Argentina e ífrica do Sul.

Esses números fazem parte do Comunicado da Presidência nº 15, “Desenvolvimento e Experiências Internacionais Comparadas”, apresentado hoje pelo pesquisador Milko Matijascic, que coordenou o estudo. O painel traz dados sobre competitividade, eqí¼idade e sustentabilidade.

Em dez dos 11 países, as doenças cardiovasculares e os diversos tipos de câncer são as principais causas de morte. Com exceío da ífrica do Sul, onde dispara a Aids. Na índia, destacam-se as doenças parasitárias e infecciosas. O Brasil é o primeiro em mortes violentas; a Alemanha, a última.

Agenda de desenvolvimento

O desenvolvimento é o principal tema de toda a produío do Ipea, e o instituto está focado em apresentar até 2010 uma agenda de desenvolvimento de longo prazo para o país. Diante do contexto de crise mundial, foi elaborada uma análise comparada de indicadores internacionais para enriquecer o debate sobre o desenvolvimento e seus desafios. Neste comunicado foram selecionados países representativos. A saber:

Rússia, índia e China – países com acelerado crescimento do PIB e grandes dimensões de território e populaío, comparáveis, nesse sentido, ao Brasil, mas com estratégias de inserío internacional peculiares.
EUA, Alemanha, Finlândia e Espanha – países centrais com crescimento econômico rápido no período recente, devido a estratégias específicas de competiío e ou integraío regional, representativos também de modelos específicos de Estado de Bem-Estar.
México e Argentina – países da América Latina com vasto território e populaío que adotaram estratégias alternativas de desenvolvimento se comparadas ao Brasil, estando mais afinadas com os preceitos das organizações financeiras internacionais.
ífrica do Sul – país com grandes similaridades com o Brasil em termos econômicos e sociais, sobretudo em termos de heterogeneidade estrutural.

Veja a pesquisa completa no www.ipea.gov.br

Fonte:ascom-ipea