CONTAG Dí EXEMPLO DE UNIDADE AO SINDICALISMO BRASILEIRO

CONTAG Dí EXEMPLO DE UNIDADE AO

SINDICALISMO BRASILEIRO

Cerca de 3.100 pessoas participaram da solenidade de abertura do 10º Congresso da Confederaío Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag (integrante do Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST), no dia 11/03/2009 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília-DF. Com 3.145 inscritos e 2.604 credenciados, o evento será encerrado no dia 14 com a eleiío da nova diretoria. Na sexta-feira dia 13, será votada uma proposta polêmica: desfiliaío (ou não) da entidade í  CUT.

Com debate sobre “Conjuntura e Crise Econômica”, a mesa de abertura contou a participaío do diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Clemente Ganz Lúcio, ministros de Estado, presidentes de partidos políticos, dirigentes de centrais sindicais, parlamentares, delegações estrangeiras e representantes de outras entidades. O Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST esteve presente, representado pelo seu Coordenador Nacional José Augusto da Silva Filho.

Unidade e renovaío

O debate para a renovaío da diretoria resultou na formaío de uma chapa única encabeçada pelo agricultor familiar Alberto Broch, que exerce atualmente o cargo de vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag e é dirigente de uma federaío filiada í  CTB (Fetag-RS). A chapa que deverá ser eleita pelos delegados do 10º Congresso respeita o critério de cotas para mulheres (30%) e jovens (20%). Os participantes também deverão aprovar a criaío de duas novas secretarias: Meio Ambiente e Terceira Idade.

Desfiliaío da CUT

Durante o congresso haverá a formaío de comissões temáticas que promoverão debates sobre os temas: o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário (PADRSS), políticas agrária, agrícola e sociais, meio ambiente, assalariados e assalariadas rurais, formaío e organizaío sindical, sustentabilidade política e financeira, relações internacionais, juventude rural, organizaío e luta das mulheres trabalhadoras rurais e pessoas da terceira idade.

Os grupos de trabalho também irão discutir a desfiliaío da entidade da Central íšnica dos Trabalhadores (CUT). “í‰ de fundamental importância que todos aqueles que participaram das plenárias regionais saibam o passo a passo do funcionamento do evento porque a clareza nas informações facilita o entendimento do processo de discussão”, afirma Manoel dos Santos, presidente da Contag.