Confederações debatem direito sindical e importância do CRPS

20160223_103907

O Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST– realizou nesta terça-feira (23) na sede da Confederaío Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – CONTEC, em Brasília, reunião mensal ordinária para debater pauta de interesse da classe trabalhadora, com as presenças de Bruno Reis de Figueiredo, Presidente das Comissões de Direito Sindical da OAB Federal e OAB/MG, e de Damião Cordeiro de Moraes, Gerente de Relações Institucionais da Confederaío Nacional das Instituições Financeiras (CNF).

Além dos dirigentes anfitriões da CONTEC participaram da reunião representantes das seguintes confederações: CSPB, CNTI, CNTTT, CNTA, CONATEC, CNTV, CNPL, CNTEEC, CONTRATUH, CNTS, COBAP e CONTRICOM.

O coordenador nacional do FST, Lourenço Prado, também presidente da CONTEC, deu início ao encontro com informes sobre a reunião realizada na CNTM, no dia 02 de fevereiro, e a repercussão da nota oficial das Confederações Nacionais de Trabalhadores sobre o atual momento da economia brasileira. Os dirigentes da CNTV, COBAP, CONTRICOM, CNTS – Nelson Santos, Luis Legnani, Mazinho e João Rodrigues- repassaram informações das confederações.

Na sequência, os convidados fizeram uso da palavra para abertura do debate.

Avalanche de tributaío sobre a classe trabalhadora

Bruno Reis mostrou-se disposto a batalhar dentro da OAB para que a entidade lute de forma ativa e próxima ao Supremo Tribunal Federal em favor dos trabalhadores. A resistência ao direito sindical dentro do governo também foi citada pelo advogado.

“Esse momento é crítico e de dificuldade, e que não somente a populaío pague pelos preços desses tributos. E se vai cortar na carne do trabalhador, deve-se enxugar os custos do governo e do Congresso Nacional”, afirmou.

CRPS – A importância dos recursos da Previdência para sociedade

Damião Cordeiro de Moraes falou sobre a perícia médica do INSS, afastamentos por doença, e o apoio do movimento sindical para revitalizaío do CRPS – Conselho de Recursos da Previdência Social, e das JRPS.

“Atitudes mínimas para melhorar a vida do trabalhador são necessárias. E é a primeira vez que temos abertura para conversar com as confederações. De fato, precisamos colocar luz sobre o CRPS para que seja satisfatório para ambos os lados – empresa/trabalhador”, reforçou Damião.

Pauta do diaIMG-20160223-WA0030

Projetos de lei de interesses dos trabalhadores e a sustentaío financeira das entidades sindicais no primeiro semestre; Processos no Supremo Tribunal Federal e o Precedente Normativo 119, do TST; Campanhas Salariais e outras reivindicações dos trabalhadores estavam na pauta do dia.

No direcionamento de ações do FST, as confederações solicitaram uma reunião com o relator da Comissão Especial sobre sustentaío financeira das entidades sindicais, deputado federal Bebeto (PSB-BA), e audiência com o novo Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho.

Proposições para Agenda das Confederações

02 de março – OAB

12 a 15 de abril – Congresso Nacional sobre condições e meio ambiente do trabalho na Indústria da Construío.

O chefe da Fundacentro do Distrito Federal, Peniel Pacheco, esteve presente na reunião e pediu apoio das confederações para realizaío do evento que reunirá participantes de todos o Brasil e de outros países.

26 de abril – Encontro CNF /CRPS

Discussão de medidas para o fortalecimento do CRPS