O Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST– realizou nesta terça-feira (26) na sede da Confederaío Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – CONTEC, em Brasília, reunião extraordinária para debater e deliberar sobre a atual conjuntura política e os direitos e interesses dos trabalhadores.
í‰ consenso entre os dirigentes que a estrutura sindical precisa se fortalecer para enfrentar qualquer governo (seja com a permanência da presidente Dilma ou com a gestão de Michel Temer). O plenário do Senado poderá votar no dia 11 de maio a abertura do processo de impeachment da presidente, de acordo com novo calendário de tramitaío definido pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), indicado para presidir a comissão especial sobre o caso.
“O momento é muito ruim para os trabalhadores independente de quem ficar. A tendência é a retirada dos direitos trabalhistas. E nisso, as confederações precisam se unir para regulamentaío das políticas antissindicais. O trabalhador não tem proteío para buscar o sindicatoâ€, enfatizou André Santos, assessor parlamentar do FST, analista político e Especialista em Política e Representaío Parlamentar.
No enfrentamento os sindicalistas propuseram que seja criada uma Secretaria Executiva dentro do FST para dinamizar estratégias políticas na discussão com o governo. “Isso será uma forma de fortalecer o FST que precisa ser mais dinâmico e ocupar o espaço que compete í s Confederaçõesâ€, enfatizou Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA – Confederaío Nacional dos Trabalhadores em Alimentaío.
FST nos Estados
O fortalecimento do Fórum nos Estados será retomado para aproximar as bases pelo país. “ Vamos retomar as nossas reuniões estaduais para fortalecer a nossa luta. Na reunião de maio começaremos a definir a agenda”, disse Lourenço Ferreira do Prado, coordenador nacional do FST.
FST em Aío
A próxima reunião que acontecerá no dia 04 de maio, com início í s 9h e previsão de término í s 14h, será decisiva para reestruturaío das ações do Fórum. Na pauta constam os seguintes tópicos:
1) Estrutura do FST nos Estados;
2) Audiência com o Vice-Presidente Michel Temer;
3) Exame Toxicológico (Motoristas, lei 13.103/15);
4) Manutenío da vinculaío do salário mínimo í aposentadoria;
5) Competência do FST;
6) Estruturaío do Ministério do Trabalho.