CNTM sedia em Brasília reunião de Confederações em defesa do desenvolvimento

Entidades defendem correío da tabela do Imposto de Renda, reduío da taxa Selic, retomada do desenvolvimento industrial e garantia dos direitos trabalhistas, sociais e humanos

Miguel Torres, presidente da Confederaío Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), e o secretário para assuntos parlamentares, Carlos Lacerda, coordenaram nesta terça, 2 de fevereiro, na sede em Brasília, um debate entre dirigentes sindicais de outras confederações de trabalhadores com o analista político Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho, diretor de Documentaío do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

“Não aceitamos mais perdas. A crise só será superada com a retomada da economia,  valorizaío da indústria nacional, aquecimento do consumo e respeito aos direitos adquiridos pelos trabalhadores”, diz Miguel Torres, acrescentando que “já passou da hora de o governo reconhecer suas verdadeiras bases”.

A correío da tabela do Imposto de Renda e a reduío das altas taxas de juros, que impedem a retomada do crescimento econômico, o equilíbrio das contas públicas e a geraío de emprego e renda, também foram reivindicações comuns í s Confederações.

“As Confederações têm um  papel  importante na luta  em defesa dos trabalhadores no Congresso Nacional, contra as iniciativas que visam tirar direitos trabalhistas e sociais. Foi, enfim, uma reunião muito importante, mais um passo importante para a união da classe  trabalhadora em uma pauta unitária de reivindicações”, diz Lacerda.

As Confederações igualmente registraram sua oposiío a perdas de direitos no âmbito da reforma da Previdência Social.

Para Toninho do Diap, foi oportuna a iniciativa da CNTM. “A organizaío das categorias é fundamental para o enfrentamento no Congresso Nacional das propostas dos setores que atuam politicamente pela retirada de direitos e flexibilizaío da CLT”. Ele destaca ainda que as mudanças no cenário político diminuíram o ímpeto dos congressistas que vivem com uma pauta conservadora atacando os direitos humanos e os avanços conquistados, por exemplo, pelo desarmamento.

Confederações presentes:

CNTM – Confederaío Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTQ – Confederaío Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico

Conacovest – Confederaío Nacional dos Trabalhadores das Indústrias dos Setores Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados

Contratuh – Confederaío Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade

CNM – Confederaío Nacional dos Metalúrgicos

Contec – Confederaío Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito

CNTU – Confederaío Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados

CNTC – Confederaío Nacional dos Trabalhadores no Comércio

CNTI – Confederaío Nacional dos Trabalhadores na Indústria