CNTA 25 ANOS!

IMG_0779

Houve a comemoraío festiva do aniversário de 25 de fundaío da CNTA, no Rio de Janeiro RJ, em 27 de novembro que, entretanto foi antecedida de importante Encontro, onde foram aprovadas matérias de grande relevância para os trabalhadores nas indústrias da alimentaío e afins. O FST cumprimenta efusivamente os estimados e combativos companheiros,  pela passagem do aniversário de fundaío da entidade e deseja que continuem nesta mesma direío que é a mais correta para defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.

IMG_0123

Eis as decisões adotadas durante o Encontro acima mencionado:

Resoluío do encontro para 2014:

1- Disponibilizar cursos on-line de formaío sindical com complementaío de informações do Dieese e Diap

2- Publicar acordos e convenções coletivas de trabalho de todas as entidades sindicais da categoria no site da confederaío

4- Combater a terceirizaío em relaío aos projetos em tramitaío no Congresso Nacional

5- Combater o decreto do governo que exige que o trabalhador faça curso para poder receber o direito ao Salário Desemprego sem possibilitar condições para que o trabalhador possa frequentar o curso

6- A confederaío irá criar um memorial com todas as pessoas que fizeram parte da fundaío da CNTA

7- Criar um departamento internacional da Alimentaío e ampliar a participaío da entidade com maior integraío em nível internacional

Proposta para médio prazo (até 3 anos)

1- Mobilizar o setor de Bebidas com o objetivo de criar um piso salarial nacional com unificaío das datas-bases e regulamentar as condições de trabalho com ações e organizaío por grupo de empresas. Com possibilidade de criar uma Norma Regulamentadora para o setor.

Proposta a longo prazo (até 5 anos)

1- Preparar politicamente lideranças sindicais da categoria da Alimentaío e apoiar suas candidaturas a cargos políticos

Outras considerações da CNTA:

1- Dar continuidade ao trabalho de instalaío de salas de apoio da CNTA nos Estados. Minas Gerais será o próximo Estado a receber uma unidade da confederaío.

2- Organizar os trabalhadores nos Estados que não têm federaío para poder criar sindicatos e gerar federações (a cada 5 sindicatos é possível criar uma federaío).

3- Continuar a distribuiío das Cartilhas dos Frigoríficos nos Estados e intensificar a conscientizaío dos trabalhadores do setor sobre a NR 36 do MTE.

4- Dar continuidade aos Encontros dos Profissionais do Direito das Entidades Sindicais dos Trabalhadores da Categoria da Alimentaío

5- Dar continuidade í  luta pela derrubada do Fator Previdenciário e buscar aposentadorias justas para os trabalhadores.

6- Intensificar a luta pela reduío da jornada de trabalho

7- Intensificar a luta contra o PL 4.330, referente í  Terceirizaío

8- Reivindicar regras para fins de correío do FGTS

9- Aprovar da Convenío 158 da OIT que trata da proibiío das demissões arbitrárias.

Considerações gerais:

1- Disponibilizar para os trabalhadores decidirem as reivindicações prioritárias para as negociações coletivas de trabalho

2- Estar atento e proteger a representatividade sindical da categoria da Alimentaío

3- Cobrar os parlamentares a votarem os projetos que são de interesse dos trabalhadores

4- Combater o sistema de atuaío do MTE (que incentiva a pluralidade sindical), que enfraquece e divide o movimento sindical.