Aposentados têm até o fim do mês para fazer “prova de vida”

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até o dia 30 de dezembro para fazer comprovaío de vida e renovar a senha. O procedimento deve ser realizado na rede bancária, caso contrário, o benefício garantido pela Previdência Social será suspenso. A recomendaío da Federaío Brasileira de Bancos (Febraban) é não deixar para a última hora, afinal as agências bancárias não abrem ao público no dia 31 de dezembro.

A comprovaío de vida é um procedimento de conferência de validaío dos dados do aposentado ou pensionista. Com a atualizaío das informações, a pessoa recebe uma nova senha. O objetivo do INSS é evitar as fraudes.

A prova de vida deve ser feita diretamente no banco em que o segurado recebe o dinheiro do benefício, informa a Febraban. “Se o correntista tiver uma conta corrente nessa mesma instituiío, poderá realizar o procedimento nos canais eletrônicos, como os caixas eletrônicos, no internet banking e até mesmo por biometria, caso a instituiío financeira ofereça esse serviço”, explica a entidade, em nota.

De acordo com a Febraban, o ideal é que o aposentado ou pensionista do INSS faça a comprovaío de vida no dia em que recebe o benefício. Para fazer o procedimento, é fundamental levar documento de identificaío com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho ou CNH.

Os beneficiários que não puderem ir até í s agências bancárias, por motivos de doença ou dificuldade de locomoío, podem recorrer a um procurador devidamente cadastrado no INSS. Para se cadastrar junto ao INSS, o procurador deve comparecer a uma agência da Previdência Social acompanhado pelo beneficiário que passará a representar.

Fonte: Valor Econômico