A CRISE E OS TRABALHADORES

O Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST– realizou nesta terça-feira (19), na sede da Confederaío Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentaío e Afins (CNTA), em Brasília, reunião ordinária para discutir a crise atual, as reivindicações dos trabalhadores e campanhas salariais de 2016.

Além do dirigente anfitrião da CNTA, participaram da reunião representantes das seguintes Confederações: CNTI, CNTTT, CONTEC, CSPB, CNTA, CNTV, CNPL e CNTEEC.

Já na fase dos informes gerais de cada categoria profissional, restou evidente a crise afeta diretamente toda classe de trabalhadores nos mais variados seguimentos, como por exemplo, no setor têxtil, educaío, entre outros.

“Paulínia (SP) está com 309 empresas fechando as portas (…), a luta pela empresa e produío nacionais deve ser feita” enfatiza o vice-presidente da Confederaío Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Educaío e Cultura (CNTEEC), Oswaldo Augusto Barros.

“Temos de nos posicionar perante a crise” salienta o presidente da Confederaío Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentaío e Afins (CNTA), Artur Bueno de lembrando a importância da unidade das categorias profissionais em todos os graus, para combater o problema, mobilizar, conquistar e manter direitos.

Após ampla discussão sobre o assunto, foi aprovada a redaío de um documento, endereçado í s autoridades e empregadores, a respeito da grave situaío dos trabalhadores e as reivindicações e propostas de soluções do problema.

Por fim, no tocante í s campanhas salariais de 2016, o coordenador nacional do FST, Lourenço Prado, presidente da CONTEC, ressaltou a importância todas as Confederações informarem suas datas-bases para que haja unidade e solidariedade em todos as lutas  dos trabalhadores.