Em São Paulo, Ato Nacional reforça apoio ao PL articulado pelo FST

O Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) e as Centrais CTB, CGTB e Nova Central realizaram nesta segunda-feira, 4, Ato Nacional em Defesa dos Direitos Sociais, do Sindicalismo e da Justiça do Trabalho, no Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

Trabalhadores da Educação, Correios, saneamento, alimentação, marítimos, metroviários, metalúrgicos, eletricitários, servidores, turismo, comerciários, entre outros, repudiaram mais uma vez os ataques aos trabalhadores conclamando apoio incondicional ao Projeto de Lei 5.552/19 – articulado pelo FST e apresentado pelo deputado Lincoln Portela (PL/MG). O PL propõe regulamentar o Artigo 8º da Constituição, que assegura a estrutura sindical, incluindo organização por categoria e unicidade.

O coordenador nacional FST e presidente da CNTEEC, Oswaldo Augusto de Barros, ressaltou a importância do apoio e divulgação do PL. “O projeto levantado pelo FST é de todos nós. Nós precisamos dele para não morrer. Muitos brasileiros ainda estão cegos. Precisamos fazer a nossa parte, valorizar o nosso trabalho e nos mobilizar dentro do Congresso Nacional. Nisso, conversar com os parlamentares, enviar ofício de apoio ao PL e, principalmente, atuar nas nossas bases será mais que necessário para que tenhamos êxito”.

Ronald Martins, secretário-geral da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Correios e do Sintect Rio de Janeiro (Sindicato dos Correios), reforçou a fala do coordenador ao afirmar que a mobilização do movimento pode frear o governo. “Só a mobilização da base fará barrar a avalanche de ataques contra a classe trabalhadora e o movimento sindical”, disse.

Pilar Sindical

A defesa do pilar sindical – unicidade; representação por categoria; fortalecimento do sistema confederativo; autonomia e soberania plena e irrestrita das assembleias gerais e custeio – foi ressaltada na fala do Presidente da NCST e da CNTI, José Calixto Ramos, que repudiou qualquer ataque a verdadeira estrutura do sindicalismo brasileiro. “Lutar pela unicidade, pelo pilar da estrutura sindical, é a minha maior responsabilidade. E o PL 5.552/19 representa tudo isso. Precisamos atuar junto aos parlamentares para que o nosso projeto seja vitorioso”, enfatizou.

Segundo Rene Vicente, dirigente do Sindicato do Saneamento, Esgoto e Meio Ambiente de SP e presidente estadual da CTB, é momento de fortalecer a frente pró-PL. “É erro defender o pluralismo. Temos que nos unir contra a iniciativa que pulveriza a base. A sobrevivência do sindicalismo e dos direitos está em jogo”, alertou.

Com informações da Agência Sindical