A metodologia e os critérios utilizados para o cálculo do índice de desemprego no país serão discutidos nesta quarta-feira (22), em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalizaío e Controle (CMA).
Para o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), autor do requerimento propondo o debate, as classificações utilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são imprecisas e resultam em números que não retratam a realidade.
Como afirma, uma parcela dos desempregados fica fora das estatísticas, distorcendo o diagnóstico da situaío e dificultando a adoío de medidas capazes de resolver o problema.
“Espera-se, do novo governo, a adoío de medidas que combatam rapidamente o avanço do desemprego, o que só será possível se, primeiro, o tamanho real do problema foi realmente conhecidoâ€, argumenta Ataídes.
Foram convidados para participar do debate André Gambier Campos, técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Antônio Ibarra, assessor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e representantes do Ministério do Trabalho e Previdência Social, do IBGE e da Organizaío Internacional do Trabalho (OIT).
A audiência pública será realizada na sala 9, da Ala Alexandre Costa, no Senado.
Participe: http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania: www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)
Fonte: Agência Senado