15 milhões buscarão emprego após a pandemia, diz economista


Segundo o economista Ricardo Paes de Barros, pesquisador do Insper, o governo federal deveria investir recursos em um programa para reinserir até 15 milhões de trabalhadores no mercado durante a retomada pós-pandemia, conforme noticiou o Estado de S.Paulo.

Segundo o economista, esse é número de trabalhadores que podem voltar a buscar emprego nos próximos meses, mas se não houver oportunidades, acabarão entrando na pobreza no Brasil.

A reportagem mostra que a pandemia de Covid-19 levou mais de 11 milhões de pessoas a perder seus empregos, tanto formais quanto informais, segundo dados da Pnad Contínua do terceiro trimestre de 2020.

Uma vez que, dentre estes, 10 milhões deixaram de procurar trabalho, eles não são contabilizados pela metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o economista, esse contingente voltará a buscar emprego com a reabertura e o fim do auxílio emergencial anunciado por Jair Bolsonaro para o fim de dezembro. Vale destacar que o auxílio vai acabar, mas a pandemia do novo coronavírus está voltando a explodir no Brasil.

Fonte: Brasil247