Paralelismo sindical de novo

O movimento sindical inicia o ano de 2014 com mais uma notícia ruim, porque o Ministério do Trabalho acabou de “reconhecer” outra Confederaío paralela, conforme publicaío no Diário Oficial da União, de 27 de dezembro de 2013, Seío 1, página, 300. í‰ uma atitude que vem se tornando rotineira no atual governo: desrespeitar o disposto no artigo 8° da Constituiío da República que determina o seguinte:

“Artigo 8° í‰ livre a associaío profissional ou sindical, observado o seguinte:

I …….

II – é vedada a criaío de mais de uma organizaío sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior í  área de um Município;”

Desta vez se trata da “Confederaío Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentaío da CUT – CONTAC/CUT”, a qual pretende atuar paralelamente í  CNTA-Confederaío Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentaío e Afins, que existe há 25 anos, jurídica e legalmente constituída e que desfruta de grande credibilidade, prestígio  e confiança dos trabalhadores e  da   sociedade em geral.

Mas, atualmente passou a ser corriqueiro o fato de se criar outra entidade sindical paralela, toda vez que determinado grupo ou facío não consegue conquistar,  pelo voto, a direío de alguma entidade sindical, seja Sindicato, Federaío ou Confederaío. í‰ o que ocorre no presente caso.

Mas, isso não ficar assim. Desta forma, nós do FST – Fórum Sindical dos Trabalhadores, já solicitamos, de imediato, audiência ao Ministro do Trabalho e Emprego para tratar do assunto, antes da adoío de qualquer outra medida diferenciada, seja ela de natureza administrativa ou judicial.